• PREVIG INFORMA | Notícias

    Por que devemos ter objetivos financeiros?


    Quando iniciamos nossa vida profissional, temos que saber onde queremos chegar para nos capacitarmos afim de atingir determinado objetivo.
     
    E o propósito deste artigo é mostrar a importância da definição de objetivos financeiros para alcançarmos a maior riqueza: a independência financeira.
     
    O que é um objetivo financeiro?
     
    Definir um objetivo financeiro significa determinar um valor e um prazo para alcançar um objetivo qualquer. Como exemplo, comprar um apartamento é um objetivo. No entanto, comprar um apartamento que custa R$ 400 mil em 10 anos é um objetivo financeiro.
     
    A simples definição de prazo e valor para cada objetivo que temos permite o cálculo exato de quanto tempo falta para atingirmos esta meta. Em outras palavras, é possível medir quão próximos estamos de alcançá-lo.
     
    Existem várias razões para justificar a definição dos objetivos financeiros. A primeira – e talvez mais importante – é a “disciplina forçada”. Para quem não tem disciplina, definir objetivos financeiros pode ajudar bastante. Afinal, se você não sabe porque deve poupar dinheiro, certamente vai gastá-lo. Se o seu dinheiro não tiver um destino, qualquer um servirá.
     
    Outro fator importante é a motivação. A partir do momento que você sabe quão perto está de alcançar um determinado objetivo, certamente ficará mais motivado para continuar poupando e se aproximar cada vez mais do seu destino. Além disso, quem não tem objetivos financeiros termina gastando seu dinheiro com coisas supérfluas, passando aquela sensação de que não temos condições de fazer uma grande viagem ou trocar nosso carro.
     
    Independente de qual situação você se encaixa, vai perceber claramente a importância dos objetivos financeiros.
     
    Fonte: Quero Ficar Rico

>