Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 4
04/12/2020

Desconforto no avião? Saiba como evitar desgastes em longas viagens aéreas

Viajar é extremamente divertido, mas, para muita gente, nem sempre é fácil encarar um voo longo para chegar até o destino de suas férias. Passar muitas horas dentro da classe econômica de um avião pode ser uma pequena tortura, em que as pernas se cansam do aperto entre os assentos, o estômago se farta da comida nem sempre saborosa e a mente entra em parafuso com tanta gente ao redor e com os avisos intermináveis saindo dos alto-falantes.

Há maneiras, porém, para driblar ou, pelo menos, diminuir esse desgaste. Abaixo, veja modos de realizar uma longa jornada aérea na classe econômica sem muitos percalços.

Não precisa ser chique – Muita gente encara uma viagem aérea como um evento de gala e, para pegar o avião, usa o que tem de melhor no guarda-roupa. Isso não é uma boa ideia, principalmente se as vestes em questão não forem confortáveis. Um sapato bonito que machuque o pé, uma calça chique que prejudique a articulação das pernas ou uma camisa social que impeça a movimentação dos braços têm tudo para se tornar, durante a jornada, um enorme fardo para o passageiro, que estará propenso ao desconforto por causa do ambiente apertado e lotado da classe econômica.

A dica é: não tenha vergonha de parecer um pouco desleixado dentro da aeronave. Use tênis aconchegantes, calças maleáveis (como de moletom) e camisetas folgadas. E não se esqueça de levar, na bagagem de mão, uma jaqueta ou blusa também confortável: o interior da aeronave é frio para muita gente.

Tape os olhos e ouvidos – No interior de uma aeronave, o viajante é bombardeado com avisos feitos pelos pilotos nos alto-falantes, sinais sonoros que chamam os comissários de bordo, eventuais choros de crianças e muito mais. Além disso, há o apagar e acender constante das luzes, tudo contribuindo para que o ambiente fique estressante.

Existem, porém, três itens extremamente eficientes que podem poupar o passageiro desses desconfortos (e ajudá-lo a dormir melhor em um voo de muitas horas). O primeiro são os protetores auriculares, que custam poucos reais em farmácias brasileiras (e, às vezes, são oferecidos gratuitamente pelas companhias aéreas) e, depois que colocados sobre o canal auditivo da pessoa, diminuem (e muito) o impacto de sons externos no ouvido. O segundo é o tapa-olhos: certas companhias aéreas também os disponibilizam para os clientes, mas, mesmo assim, traga um de casa na bagagem de mão. Na hora do voo, ele será essencial para diminuir o incômodo causado pelas luzes do interior do avião.

E o terceiro é a almofada para pescoço, que evita, de um modo bem confortável, que a cabeça do passageiro fique torta na hora de uma soneca (há modelos infláveis, fáceis de carregar).

Reserva de assentos com antecedência – Quase todas as companhias aéreas permitem que o passageiro reserve, pela internet, seu assento do voo com antecedência. Use este recurso para escolher, antes dos outros passageiros, os melhores lugares para ficar dentro do avião: entre eles costumam estar assentos da primeira fila e de emergência, que, quase sempre, oferecem mais espaço para as pernas, um conforto essencial para que a viagem aérea não seja tão desgastante.

é preciso verificar, entretanto, se o assento de emergência em questão é reclinável (em muitas aeronaves, alguns deles não inclinam). E nem todo mundo pode ficar na saída de emergência: em muitos casos, por exemplo, menores de 15 anos não têm permissão para se sentar ali, pois não estariam aptos a coordenar uma eventual evacuação do avião. Há também empresas aéreas que estão cobrando uma taxa extra do viajante que for reservar seu lugar com antecipação na aeronave: é preciso avaliar, de acordo com preço cobrado, se o investimento vale a pena.

Alimentos e bebidas – Alimentar-se corretamente é importantíssimo para não enfrentar um longo voo desconfortável. Nos aviões, o corpo fica propenso a diversos tipos de mal-estar. Comidas de difícil digestão, por exemplo, como carne vermelha e feijão, podem causar problemas gástricos no viajante. Já a ingestão de bebidas alcoólicas pode gerar enjoo no passageiro (e a cerveja, em particular, tem tudo para fazer com que a pessoa queira ir ao banheiro toda hora. Se estiver na janelinha, isso irá incomodar seus vizinhos de assento). Refrigerantes e produtos lácteos, por sua vez, têm potencial para causar gases em muitas pessoas.

Antes e durante um voo longo, tente ingerir alimentos mais leves e sem exagero, como carne de peixe e nozes, que tenderão a não cair tão mal. Quase sempre é possível levar diversos tipos de alimentos para dentro do avião: selecione comidinhas leves em casa para não depender de um (nem sempre garantido) cardápio saudável oferecido pela companhia aérea.
E o corpo tende a desidratar com rapidez dentro do avião, durante uma jornada aérea longa, beba muita água.

Movimente-se – é altamente recomendável que o passageiro se levante de seu assento, alongue o corpo e se movimente pela aeronave sempre que possível. Isso pode evitar, por exemplo, um incômodo inchaço nas pernas, que ocorre quando estes membros ficam muito tempo imóveis (e também ajuda a impedir que se formem coágulos nas pernas, a chamada trombose venosa profunda, passível de ocorrer em jornadas aéreas). Além da movimentação a bordo, o uso de meias elásticas ajudam a prevenir o inchaço e a formação de coágulos nas pernas.

Lounge e bons aeroportos – Longas viagens de avião envolvem, geralmente, uma conexão entre voos em algum aeroporto no meio do caminho, na qual, frequentemente, o passageiro tem que aguardar uma boa quantidade de horas pela sua próxima aeronave.

Essa espera pode ser bem desgastante: o viajante já está cansado por causa do seu voo anterior e ainda tem que matar tempo no saguão aeroportuário até decolar de novo.
Para superar isso, há duas boas opções: a primeira é usar um lounge ou sala VIP do aeroporto de conexão. Este tipo de serviço é geralmente disponibilizado para passageiros da primeira classe ou executiva (e também membros de programas de fidelidade que viajam de classe econômica).

Se você não fizer parte de nenhum destes públicos, é possível, em muitos casos, pagar para usar estes espaços exclusivos. Os preços variam muito ao redor do mundo (geralmente, custam mais de R$ 100 por pessoa), mas podem valer a pena se a conexão for longa: nos lounges ou salas VIP, é possível comer alimentos de qualidade, descansar em assentos realmente confortáveis, assistir à televisão, ler jornais e passar um tempo em um ambiente que vai ajudar o viajante a recarregar as energias para o próximo voo.

Outra opção é escolher um voo que fará conexão em um aeroporto de alta qualidade: o aeroporto de Changi, em Cingapura, por exemplo, que é usado como conexão por diversos voos na ásia, oferece até cinema gratuito para os passageiros. é fácil matar o tempo lá enquanto se espera um voo.

Fonte: UOL Viagem

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Adesão na PREVIG

O nosso desejo é que todos os empregados das nossas Patrocinadoras sejam, num futuro próximo, Participantes do Plano de Benefícios por nós administrados. ALGUMAS VANTAGENS DE ADERIR AO PLANO CD DA PREVIG: Contribuindo com um pouco a cada mês, você garante uma condição financeira mais confortável no futuro; A empresa onde você trabalha também contribui […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano CD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos do Plano CD – 2008/2012. A principal alteração foi a criação de um novo Perfil de Investimento – MIX III. O percentual de alocação deste novo Perfil será de: ? Renda Fixa – 80 a 70% ? Renda […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD. A íntegra da Política de Investimentos está disponível neste site em: Publicações / Investimentos / Política de Investimentos / Plano BD. Qualquer dúvida sobre o assunto estaremos a disposição através do nosso telefone […]

Ver mais
Acesso rápido