Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
04/12/2020

Veja como planejar as mesadas dos filhos

Existe muita polêmica sobre a educação financeira na infância: muitos pais acham que devem controlar todos os gastos dos filhos, outros acreditam que dinheiro não é assunto para crianças e escolas não oferecem aulas de educação financeira.

A melhor forma e mais prática de ambientar os pequenos com o mundo da economia é através da mesada. Com ela, eles aprendem a administrar o dinheiro desde cedo.

De acordo com o educador financeiro, Reinaldo Domingos, os pais sempre possuem muita dúvida quanto à idade que se deve começar, mas não há certo ou errado, basta bom senso. “No entanto, posso dizer que, a partir dos oito anos, a criança já entende bem e está mais familiarizada com o assunto”.

Vale lembrar que as crianças se espelham nas atitudes dos pais, então, se planejar para realizar os objetivos, possuir controle do orçamento financeiro e ter o costume de poupar são os melhores exemplos que eles vão ter e o processo de educação financeira deles será mais fácil.

Para os pais que ainda não dão mesada, o primeiro passo é definir o valor da mesada. “A minha recomendação é que, ao longo de um mês, sem que a criança saiba, registre toda e qualquer quantia que a criança precise, incluindo gastos com lanche escolar, passeios, compra de jogos e brinquedos, entre outros”.

Sabendo do total, chame-a para uma conversa e explique que chegou o momento de ela mesma controlar o seu próprio dinheiro e, por esse motivo, receberá uma mesada. “O valor será 50% daquele total dado a ela ao longo do mês. Na conversa, terá que dizer que ela deverá se organizar, para que o dinheiro não acabe muito antes de receber a outra mesada, pois vocês não darão nenhuma quantia a mais. Pode parecer rude, mas é assim que ela aprenderá a se planejar”.

Os pais também devem estimular os filhos a sonharem. Peça que eles relacionem três sonhos que tenham: um de curto prazo (até três meses), um de médio (até seis meses) e outro de longo (acima de seis meses). Dessa forma, eles aprendem a ser menos imediatistas e que devem poupar para realizar sonhos.

Os pais também devem falar da existência daquela outra metade do dinheiro, dizendo que, por ele ser umótimo filho, resolveram ajudar na realização desses sonhos e farão uma poupança para ele, colocando o mesmo valor da mesada. Se tiver mais de um filho, para cada um deles, a decisão do valor e a conversa deve ser feito individualmente, adequando à realidade de cada um.

O educador afirma que não é correto associar o recebimento da mesada ao desempenho escolar, pois as crianças não podem achar que só precisam estudar para receber dinheiro no final do mês.

Fonte: Infomoney

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Adesão na PREVIG

O nosso desejo é que todos os empregados das nossas Patrocinadoras sejam, num futuro próximo, Participantes do Plano de Benefícios por nós administrados. ALGUMAS VANTAGENS DE ADERIR AO PLANO CD DA PREVIG: Contribuindo com um pouco a cada mês, você garante uma condição financeira mais confortável no futuro; A empresa onde você trabalha também contribui […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano CD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos do Plano CD – 2008/2012. A principal alteração foi a criação de um novo Perfil de Investimento – MIX III. O percentual de alocação deste novo Perfil será de: ? Renda Fixa – 80 a 70% ? Renda […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD. A íntegra da Política de Investimentos está disponível neste site em: Publicações / Investimentos / Política de Investimentos / Plano BD. Qualquer dúvida sobre o assunto estaremos a disposição através do nosso telefone […]

Ver mais
Acesso rápido