Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
02/12/2020

Manter o padrão de vida de aposentados é um desafio global

O envelhecimento populacional é uma ameaça ao crescimento global e à prosperidade mundial? Sim, garante a Associação Global de Federações de Seguradoras (GFIA, na sigla em inglês). Em seu recente relatório “Provisão de Aposentadoria para uma População em Envelhecimento”, a GFIA conclui que o eventual fracasso no enfrentamento dos desafios impostos pelo envelhecimento global da população trarão sérias consequências para as economias de muitos países membros do G-20.

O documento, traduzido para o português pela CNseg, trata das consequências da longevidade e dos desafios que os governos de países desenvolvidos terão para manter o padrão de vida de suas respectivas populações na fase da aposentadoria, sem ter de aumentar a arrecadação. “Com o aumento da pressão demográfica, muitos países precisam balancear as necessidades de seus futuros aposentados para manter um padrão de vida adequado com o valor cobrado de seus trabalhadores, para não sobrecarregá-los”, registra o relatório.

A questão é que as transformações demográficas são um desafio mundial sem precedentes. Em artigo recente da série “insights”, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) identificou que pelo menos uma em cada quatro pessoas terá mais de 65 anos em 2050 em aproximadamente dois terços dos países membros. A porcentagem de pessoas com mais de 80 anos irá mais que duplicar, de 4% em 2010 para 10% em 2050.

No Japão, Espanha e Alemanha, essas tendências serão ainda mais pronunciadas, com a expectativa de que a proporção de pessoas acima dos 80 triplique, de 5% para 15% na Espanha e Alemanha, e de 6% para 16% no Japão. A velocidade do envelhecimento será ainda mais dramática em algumas economias emergentes. A China, por exemplo, levou apenas 40 anos para aumentar a sua expectativa de vida de 40 para 70 anos. Já a Alemanha, precisou de 80 anos.

De acordo com a GFIA, dois fatores adicionais agravam o desafio da longevidade. O primeiro é o alto nível de endividamento público, que restringe a poupança governamental necessária para acomodar os custos crescentes com aposentadoria. Globalmente, o déficit público aumentou significativamente na década passada. Por exemplo, a média entre o déficit público e o PIB da zona do euro era de 65% em 2007. Em 2014 ela chegou a 92%.

O segundo fator é o ambiente de baixas taxas de juros em muitas das grandes economias, o que torna ainda mais difícil financiar pensões privadas que podem ajudar a preencher o vazio deixado pela retração nos sistemas de previdência pública. Na Alemanha, por exemplo, a taxa de juros de longo prazo e sem riscos estava em torno de 7% em 1994, 4% em 2004 e menos de 1% em 2014.

A proposta da GFIA para enfrentar a questão é o aumento da sustentabilidade e a diversificação dos sistemas previdenciários. A ideia é oferecer poupanças complementares para aposentadoria e utilizar mecanismos suplementares de custeio de aposentadorias para além das provisões da Seguridade Social. Outra recomendação é a adoção de medidas políticas, por parte dos governos, com o propósito de proteger os trabalhadores que possuam previdência privada, garantindo estabilidade regulatória e flexibilidade para inovação para o setor segurador, um dos principais provedoras de poupanças de longo prazo e produtos de previdência.

Noâmbito do sistema previdenciário, uma saída para garantir a sustentabilidade seria a diversificação de pilares para reduzir a exposição a umúnico fator de risco externo. “As previdências privadas servem como uma função complementar às estruturas de previdência social do governo, tornando o sistema como um todo mais robusto e resiliente”, sugere o relatório.

Já na esfera das políticas governamentais, uma das medidas viáveis seria o incentivo para a formação de poupança de longo prazo para a aposentadoria. Para esse fim, os governos podem utilizar certas ferramentas políticas como, por exemplo, regras de adesão, incentivos fiscais, contribuições estatais para a previdência, educação, entre outras. Também poderiam adotar diferentes tipos de regras de adesão para o acesso à previdência, como, por exemplo, adesão automática, adesões quase mandatórias (plano subsidiado pelo empregador) e produtos de previdência voluntária.

Fonte: Reinaldo Domingos/Segs

O que achou da matéria?

1

5
(1)

Notícias
relacionadas

Adesão na PREVIG

O nosso desejo é que todos os empregados das nossas Patrocinadoras sejam, num futuro próximo, Participantes do Plano de Benefícios por nós administrados. ALGUMAS VANTAGENS DE ADERIR AO PLANO CD DA PREVIG: Contribuindo com um pouco a cada mês, você garante uma condição financeira mais confortável no futuro; A empresa onde você trabalha também contribui […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano CD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos do Plano CD – 2008/2012. A principal alteração foi a criação de um novo Perfil de Investimento – MIX III. O percentual de alocação deste novo Perfil será de: ? Renda Fixa – 80 a 70% ? Renda […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD. A íntegra da Política de Investimentos está disponível neste site em: Publicações / Investimentos / Política de Investimentos / Plano BD. Qualquer dúvida sobre o assunto estaremos a disposição através do nosso telefone […]

Ver mais
Acesso rápido