Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
04/12/2020

Como transformar sua casa no lugar ideal para envelhecer

Ao celebrar seus 40 anos o arquiteto Matthias Hollwich entrou em crise. Segundo estatísticas ele já havia vivido 50% de sua vida e era preciso se preparar para a metade que estava por vir. Para lidar com esta nova fase, o alemão começou a estudar o envelhecimento e o que a sociedade e arquitetura tinham a oferecer. O resultado? Um livro batizado de “New Aging – live smarter to live better forever”, um guia com dicas para você viver de forma mais inteligente e, consequentemente, viver melhor e por mais tempo.

Diferentemente do que encontramos por aí, porém, Matthias foi além das dicas de comportamento e saúde e incluiu também soluções práticas e imprescindíveis para que a sua casa te ajude a envelhecer melhor. Veja algumas dicas para transformar sua casa no lugar ideal para envelhecer:

Contrate um arquiteto para fazer um check-up na sua casa – Isso mesmo, Matthias Hollwich afirma que, da mesma forma que vamos ao médico checar se nossa saúde está em dia, devíamos trazer o arquiteto, periodicamente, para ver se a estrutura da nossa casa está saudável e quais as adaptações precisam ser feitas para que ela continue servindo bem as nossas necessidades. Tudo para garantir que o lar nos mantenha independentes e seguros.

Faça da sua casa um lar – Intuitivamente entende-se que ambientes bem planejados são capazes de acolher melhor seus moradores e estimular relações mais afetuosas, espalhando energias positivas pela casa. Tecnicamente, recomenda-se ter janelas que garantam a entrada da luz natural e se cercar de materiais naturais como madeira e pedra para criar uma atmosfera mais agradável e aconchegante.

Menos é mais – 55 m² por morador – esse é o espaço que o arquiteto julga ser uma boa base para ser ter um lar prático e confortável, mais do que isso, talvez seja exagero. Cada metro quadrado da nossa casa exige dinheiro e esforço para ser mantido, assim é importante parar agora e olhar sua casa de forma estratégica, só assim você consegue evitar que ambientes se tornem fardos no futuro.

Compartilhe áreas – Você não precisa ter uma piscina para tomar sol nos dias de verão. Substituir um jardim por uma praça, por exemplo, não só diminui os custos de manutenção de uma casa, mas também estimula o convívio social – o que ajuda você a envelhecer melhor. A dica é, ao se mudar ou antes de fazer uma grande reforma, mapeie o entorno e veja o que você já tem disponível com até 10 minutos de caminhada.

Facilite o acesso – Desde a parte externa até a interna, uma casa ou apartamento ideal para envelhecer precisa ser fácil de acessar. Pense no caminho que você faz para chegar à sua casa. Há uma rota clara? Espaço para estacionar? Um atalho para deixar as compras de supermercado rapidamente na cozinha? A ideia é tornar estes trajetos diários mais simples para que sua rotina seja mais fácil no futuro.

Tenha o controle – Ter uma casa perfeita para envelhecer também tem a ver com ter um lar prático e econômico. Duas qualidades que são mais fáceis de conquistar quando se tem pleno conhecimento do que acontece na sua casa. Por isso, ter um sistema integrado, no qual você pode controlar o funcionamento da luz, do ar e de todos os eletrodomésticos da casa é uma das recomendações para os futuros idosos – que já terão muito mais prática com gadgets e aplicativos.

Invista em corrimões – Com o tempo é preciso investir mais em tornar cada ambiente da casa o mais seguro possível – e um corrimão é um dos itens mais básicos para isso. A ideia é tentar tratá-los como um recurso estético, que esteja o integrado à decoração, mas sem deixar de facilitar seu deslocamento na casa, quando mobilidade e equilíbrio começarem a ser um problema.

Nivele o piso – Sabe aquele pequeno degrau entre um ambiente e outro que sempre causa tropeços? Ou aquele tapete no qual a visita vive escorregando? Livre-se deles e nivele o piso o máximo possível, antes que cair e tropeçar se torne realmente um problema para você.

Tenha um quarto para visitantes – Conviver com amigos e familiares é uma das coisas mais importantes da vida – por isso, apesar de incentivar apartamentos menores e sem exageros, o autor recomenda ainda que tenhamos um quarto de hóspedes. O cômodo incentiva a convivência e ainda pode servir como um quarto para um cuidador ou enfermeiro, caso você precise de um.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Adesão na PREVIG

O nosso desejo é que todos os empregados das nossas Patrocinadoras sejam, num futuro próximo, Participantes do Plano de Benefícios por nós administrados. ALGUMAS VANTAGENS DE ADERIR AO PLANO CD DA PREVIG: Contribuindo com um pouco a cada mês, você garante uma condição financeira mais confortável no futuro; A empresa onde você trabalha também contribui […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano CD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos do Plano CD – 2008/2012. A principal alteração foi a criação de um novo Perfil de Investimento – MIX III. O percentual de alocação deste novo Perfil será de: ? Renda Fixa – 80 a 70% ? Renda […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD. A íntegra da Política de Investimentos está disponível neste site em: Publicações / Investimentos / Política de Investimentos / Plano BD. Qualquer dúvida sobre o assunto estaremos a disposição através do nosso telefone […]

Ver mais
Acesso rápido