Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
04/12/2020

Como economizar na conta de luz no inverno

O inverno chegou e com ele mais banho quente, uso de secador de cabelo, aquecedor elétrico, secadoras de roupa e o uso desses aparelhos elétricos pode fazer a conta de luz aumentar em até 35%. Grande vilão do consumo, o chuveiro elétrico é um dos maiores gastadores de energia dentro de casa, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Na posição inverno, o consumo do chuveiro por uma hora fica entre 4,5 e 6 quilowatts-hora (kWh), aumentando de 25% a 35% a conta. Na posição verão, na qual a água fica um pouco mais fria, o consumo fica entre 2,10 kWh e 3,5 kWh. Entre as dicas da Aneel para diminuir o consumo de energia com o chuveiro elétrico estão reduzir o tempo do banho e fechar o registro na hora de passar o sabonete ou xampu.

O tempo frio eúmido também faz com que o uso da secadora de roupas aumente nas residências. Os equipamentos consomem entre 120 kWh e 150 kWh por mês, se utilizados durante uma hora por dia. Neste caso, a dica é e aproveitar ao máximo o calor do sol para a secagem das roupas e acumular uma maior quantidade de roupas para secar de umaúnica vez, para que o uso da secadora seja menos frequente.

Os secadores de cabelos, também mais usados no inverno, gastam entre 1 e 1,5 kWh a cada hora de uso. Se usado por cinco minutos durante todos os dias, o aumento no consumo mensal será entre 2,5 kWh a 3,75 kWh.

Os aquecedores também são grandes consumidores de energia. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) alerta que o modelo deve ser observado cuidadosamente pelo consumidor. De acordo com o Idec, o consumo desses aparelhos pode variar entre 120 kWh e 228 kWh por mês, dependendo do tipo de aquecedor.

Outra dica para economizar é, ao comprar um eletrodoméstico, dar prioridade àqueles com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que indica quais produtos são mais econômicos. Os produtos que apresentam notas A, ou B têm maior eficiência energética, ou seja, consomem menos energia que as que indicam notas D ou E. Também é preciso ficar atento às condições dos aparelhos, recomenda.

Dicas

Chuveiro – Evite tomar banhos demorados e feche o registro ao passar sabonete ou xampu, orienta a Aneel.

Stand by – Desligue ou tire os aparelhos eletrônicos da tomada. De acordo com a Light, o modo stand by pode representar alta de até 15% do consumo de energia.

Geladeira – Existem alguns modelos projetados para consumir menos eletricidade. é preciso procurar por aparelhos com etiqueta do Inmetro e/ou selo do Procel.

Máquina de lavar e secadora – A dica para as máquinas de lavar e secar é utilizar as capacidades máximas. Já nas secadoras a recomendação é usar apenas quando muito necessário. Secar peças no varal é sempre a opção mais econômica. O mesmo se aplica ao ferro de passar: reduza a utilização do eletrodoméstico. O ideal é usar o ferro de passar uma vez por semana

Aquecedor – Os aquecedores de ambiente estão entre os maiores consumidores de energia elétrica nesta estação. Durante o inverno, este tipo de aparelho pode chegar a um terço do gasto de eletricidade doméstico. Por isso, evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Adesão na PREVIG

O nosso desejo é que todos os empregados das nossas Patrocinadoras sejam, num futuro próximo, Participantes do Plano de Benefícios por nós administrados. ALGUMAS VANTAGENS DE ADERIR AO PLANO CD DA PREVIG: Contribuindo com um pouco a cada mês, você garante uma condição financeira mais confortável no futuro; A empresa onde você trabalha também contribui […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano CD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos do Plano CD – 2008/2012. A principal alteração foi a criação de um novo Perfil de Investimento – MIX III. O percentual de alocação deste novo Perfil será de: ? Renda Fixa – 80 a 70% ? Renda […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD. A íntegra da Política de Investimentos está disponível neste site em: Publicações / Investimentos / Política de Investimentos / Plano BD. Qualquer dúvida sobre o assunto estaremos a disposição através do nosso telefone […]

Ver mais
Acesso rápido